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XRogério Furlan Blog 1187 views 4 min. de leitura
O cuidado que você dedica ao relacionamento com o cliente proporciona reflexos nas vendas. Exemplo disso é que apenas 2% dos prospects não querem ter engajamento ou interação com o vendedor durante o processo de compra, todos os demais consumidores dão importância para a comunicação com a empresa.
Ficou curioso para saber como melhorar o relacionamento com o cliente e vender mais? Veja as dicas que separamos para você!
É muito importante que os vendedores da loja estejam alinhados em relação aos produtos oferecidos, preços aplicados e percentuais de descontos disponíveis. Além disso, o relacionamento amigável entre os colaboradores também interfere no sucesso das vendas. Afinal, o consumidor percebe quando há muita disputa entre os funcionários e quando existe um ambiente colaborativo, focado em dar atenção às suas necessidades.
Portanto, se você é gestor de uma loja procure investir em treinamentos para as equipes de vendas. Alinhe os processos, entenda as principais dúvidas dos colaboradores e se for possível realize workshops com especialistas na área para motivar o time, aumentar a produtividade e trazer outras experiências.
Já se você é vendedor, valorize quando a sua empresa realiza treinamentos e procure fazer cursos por conta própria para melhorar a sua performance (e ganhar mais).
Um vendedor deve sempre prestar atenção às dúvidas e objeções dos consumidores. As informações que eles repassam durante a conversa são úteis para você criar um argumento, repassar informações e deixar o cliente mais tranquilo para finalizar a compra.
Procure conhecer bem os produtos que vende para saber falar sobre os benefícios e diferenciais que ele oferece. Isso também vai fazer muita diferença no processo de decisão do consumidor.
Já se foi o tempo em que o seu celular era utilizado apenas para a vida pessoal. Agora os clientes estão buscando mais facilidades para ter contato com uma empresa e esclarecer as suas dúvidas. Portanto, aproveite as ferramentas digitais disponíveis para criar canais de comunicação com os potenciais consumidores.
O WhatsApp, por exemplo, é uma excelente plataforma para mandar áudios e informações que esclarecem as dúvidas do consumidor. Ele também funciona como uma ferramenta de contato rápido (e muitas vezes o cliente pode decidir por uma compra com aquele vendedor que deu mais atenção).
Se você é gestor de uma loja, procure criar um chat no website para facilitar o esclarecimento de dúvidas do consumidor online. Essa ferramenta pode ser o “divisor de águas” entre fechar uma venda ou não.
Uma pessoa adquiriu um produto com você? Mantenha um relacionamento com o cliente no pós-venda, pois esse ainda é o maior problema das empresas na atualidade. Você pode utilizar o WhatsApp para se comunicar de forma personalizada e saber se o consumidor gostou do produto ou tem alguma dúvida. Isso poderá ser o diferencial na hora em que a pessoa precisar adquirir outro móvel para sua residência.
Também é interessante utilizar o e-mail para fazer ações de marketing a fim de fidelizar clientes. Você pode compartilhar dicas sobre montagem de determinado móvel, falar sobre os melhores produtos de limpeza para manter as peças bonitas e aumentar a durabilidade, repassar informações sobre decoração da casa e também compartilhar ofertas especiais.
Já deu para perceber que o relacionamento com o cliente é o diferencial para fechar um negócio, certo? Então, aproveite para avaliar os seus indicadores e aperfeiçoar as práticas para aumentar o percentual de vendas e ganhar mais dinheiro!
Quer saber como auxiliar o cliente a escolher o móvel correto? Veja as dicas sobre roupeiros para apartamento!
Gerente comercial da Móveis Doripel, Rogério Furlan, possui vasta experiencia no mercado moveleiro atuando gestor da área comercial.
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