Como melhorar o relacionamento com o cliente para vender mais?

Como melhorar o relacionamento com o cliente para vender mais?

Saiba como atender e abordar melhor o seu cliente e vender mais.

Rogério Furlan Blog 320 views 4 min. de leitura

O cuidado que você dedica ao relacionamento com o cliente proporciona reflexos nas vendas. Exemplo disso é que apenas 2% dos prospects não querem ter engajamento ou interação com o vendedor durante o processo de compra, todos os demais consumidores dão importância para a comunicação com a empresa.

Ficou curioso para saber como melhorar o relacionamento com o cliente e vender mais? Veja as dicas que separamos para você!

Faça treinamentos com as equipes de vendas

É muito importante que os vendedores da loja estejam alinhados em relação aos produtos oferecidos, preços aplicados e percentuais de descontos disponíveis. Além disso, o relacionamento amigável entre os colaboradores também interfere no sucesso das vendas. Afinal, o consumidor percebe quando há muita disputa entre os funcionários e quando existe um ambiente colaborativo, focado em dar atenção às suas necessidades.

Portanto, se você é gestor de uma loja procure investir em treinamentos para as equipes de vendas. Alinhe os processos, entenda as principais dúvidas dos colaboradores e se for possível realize workshops com especialistas na área para motivar o time, aumentar a produtividade e  trazer outras experiências.

Já se você é vendedor, valorize quando a sua empresa realiza treinamentos e procure fazer cursos por conta própria para melhorar a sua performance (e ganhar mais).

Como melhorar o relacionamento com o cliente para vender mais?

Preste atenção ao que o cliente pergunta


Um vendedor deve sempre prestar atenção às dúvidas e objeções dos consumidores. As informações que eles repassam durante a conversa são úteis para você criar um argumento, repassar informações e deixar o cliente mais tranquilo para finalizar a compra.

Procure conhecer bem os produtos que vende para saber falar sobre os benefícios e diferenciais que ele oferece. Isso também vai fazer muita diferença no processo de decisão do consumidor.

Crie um canal para se comunicar online

Já se foi o tempo em que o seu celular era utilizado apenas para a vida pessoal. Agora os clientes estão buscando mais facilidades para ter contato com uma empresa e esclarecer as suas dúvidas. Portanto, aproveite as ferramentas digitais disponíveis para criar canais de comunicação com os potenciais consumidores.

O WhatsApp, por exemplo, é uma excelente plataforma para mandar áudios e informações que esclarecem as dúvidas do consumidor. Ele também funciona como uma ferramenta de contato rápido (e muitas vezes o cliente pode decidir por uma compra com aquele vendedor que deu mais atenção).

Se você é gestor de uma loja, procure criar um chat no website para facilitar o esclarecimento de dúvidas do consumidor online. Essa ferramenta pode ser o “divisor de águas” entre fechar uma venda ou não.

Mantenha um relacionamento com o cliente

Uma pessoa adquiriu um produto com você? Mantenha um relacionamento com o cliente no pós-venda, pois esse ainda é o maior problema das empresas na atualidade. Você pode utilizar o WhatsApp para se comunicar de forma personalizada e saber se o consumidor gostou do produto ou tem alguma dúvida. Isso poderá ser o diferencial na hora em que a pessoa precisar adquirir outro móvel para sua residência.

Como melhorar o relacionamento com o cliente para vender mais?

Também é interessante utilizar o e-mail para fazer ações de marketing a fim de fidelizar clientes. Você pode compartilhar dicas sobre montagem de determinado móvel, falar sobre os melhores produtos de limpeza para manter as peças bonitas e aumentar a durabilidade, repassar informações sobre decoração da casa e também compartilhar ofertas especiais.

Já deu para perceber que o relacionamento com o cliente é o diferencial para fechar um negócio, certo? Então, aproveite para avaliar os seus indicadores e aperfeiçoar as práticas para aumentar o percentual de vendas e ganhar mais dinheiro!

Quer saber como auxiliar o cliente a escolher o móvel correto? Veja as dicas sobre roupeiros para apartamento!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar por E-mail
Rogério Furlan
Rogério Furlan

Gerente comercial da Móveis Doripel, Rogério Furlan, possui vasta experiencia no mercado moveleiro atuando gestor da área comercial.

Todos as publicações do(a) autor(a)

Olá, deixe seu comentário para Como melhorar o relacionamento com o cliente para vender mais?

Enviando Comentário Fechar :/
Artigos Relacionados