Como escolher o melhor tipo de iluminação para ambientes?

Como escolher o melhor tipo de iluminação para ambientes?

Iluminação de Ambientes

Rogério Furlan Blog 312 views 4 min. de leitura

Utilizar a correta iluminação para ambientes pode fazer toda a diferença em um imóvel. Além de compor a decoração, a escolha das luminárias e dos pendentes precisa se encaixar com o uso de cada espaço da casa para dar mais conforto no dia a dia. 

A seguir, apresentamos as principais dicas para você planejar a iluminação para ambientes e deixar a sua residência ainda mais especial. Que tal conferir?

Como escolher o melhor tipo de iluminação para ambientes?

Iluminação da Sala de televisão

Este é um ambiente que busca trazer conforto para os moradores. Por isso, o mais recomendado é utilizar uma iluminação mais suave e indireta com o uso de abajures, faixas de led próximo à televisão ou plafon no forro de gesso. A ideia é não direcionar um ponto de luz para um móvel específico, pois isso pode incomodar as pessoas na hora sentar no sofá ou assistir a televisão.

Iluminação da Sala de jantar

Muitas vezes, a sala de jantar é integrada a outros ambientes. Nesse caso, também é recomendável utilizar uma iluminação suave. Porém, a diferença está no uso de lustres ou pendentes sobre a mesa para dar charme ao ambiente e melhorar a iluminação durante as refeições.

Você pode utilizar uma luminária pendente que fica presa ao teto e direciona a iluminação para um ponto central da mesa. Outra opção é usar um lustre, pois ele tem ramificações com mais lâmpadas. O ideal é avaliar o espaço como um todo e escolher aquele que mais combina com você e o estilo da residência.

Iluminação da Cozinha

A cozinha já pode receber uma iluminação mais fria ou neutra, que tem o tom mais branco ou amarelo bem claro. Isso ajuda a iluminar melhor os alimentos durante o preparo e evita alterações nas cores dos produtos. Porém, se a cozinha é integrada com a sala é recomendável respeitar o padrão de iluminação do ambiente inteiro.

 

Como escolher o melhor tipo de iluminação para ambientes?

Iluminação da Lavanderia

Este espaço é um local mais simples e prático. As pessoas só entram para realizar determinado serviço e logo procuram um ambiente mais acolhedor na casa. Portanto, a lavanderia pode receber uma iluminação mais fria (branca) e lâmpadas mais fortes. Você pode optar por uma iluminação central no teto, como um plafon que fica embutido. Outra opção é colocar uma luminária fixada no texto.

Iluminação do Quarto

Este é um ambiente que você busca aconchego e bons momentos de descanso. Por isso, o ideal é utilizar diferentes tipos de iluminação. Uma luminária no texto vai ajudar a dar claridade no ambiente quando você quiser se vestir ou ler um livro. Já as luminárias articuladas são ótimas para colocar ao lado da cama.

Iluminação do Banheiro

O banheiro é utilizado para situações rápidas e de higiene. Portanto, o ideal é investir em uma iluminação mais funcional. Você pode colocar uma luminária fixada no texto e inserir uma arandela (iluminação de parede) na bancada para dar mais claridade ao ambiente na hora de fazer a barba ou de fazer a maquiagem.

Essas são as principais dicas para você cuidar da iluminação para ambientes e deixar a sua casa ainda mais aconchegante. Quer saber mais sobre decoração? Veja como escolher os móveis para o seu apartamento! 

Como escolher o melhor tipo de iluminação para ambientes?

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar por E-mail
Rogério Furlan
Rogério Furlan

Gerente comercial da Móveis Doripel, Rogério Furlan, possui vasta experiencia no mercado moveleiro atuando gestor da área comercial.

Todos as publicações do(a) autor(a)

Olá, deixe seu comentário para Como escolher o melhor tipo de iluminação para ambientes?

Enviando Comentário Fechar :/
Artigos Relacionados