Doripel Login:
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
XRogério Furlan Blog 1352 views 4 min. de leitura
Utilizar a correta iluminação para ambientes pode fazer toda a diferença em um imóvel. Além de compor a decoração, a escolha das luminárias e dos pendentes precisa se encaixar com o uso de cada espaço da casa para dar mais conforto no dia a dia.
A seguir, apresentamos as principais dicas para você planejar a iluminação para ambientes e deixar a sua residência ainda mais especial. Que tal conferir?
Este é um ambiente que busca trazer conforto para os moradores. Por isso, o mais recomendado é utilizar uma iluminação mais suave e indireta com o uso de abajures, faixas de led próximo à televisão ou plafon no forro de gesso. A ideia é não direcionar um ponto de luz para um móvel específico, pois isso pode incomodar as pessoas na hora sentar no sofá ou assistir a televisão.
Muitas vezes, a sala de jantar é integrada a outros ambientes. Nesse caso, também é recomendável utilizar uma iluminação suave. Porém, a diferença está no uso de lustres ou pendentes sobre a mesa para dar charme ao ambiente e melhorar a iluminação durante as refeições.
Você pode utilizar uma luminária pendente que fica presa ao teto e direciona a iluminação para um ponto central da mesa. Outra opção é usar um lustre, pois ele tem ramificações com mais lâmpadas. O ideal é avaliar o espaço como um todo e escolher aquele que mais combina com você e o estilo da residência.
A cozinha já pode receber uma iluminação mais fria ou neutra, que tem o tom mais branco ou amarelo bem claro. Isso ajuda a iluminar melhor os alimentos durante o preparo e evita alterações nas cores dos produtos. Porém, se a cozinha é integrada com a sala é recomendável respeitar o padrão de iluminação do ambiente inteiro.
Este espaço é um local mais simples e prático. As pessoas só entram para realizar determinado serviço e logo procuram um ambiente mais acolhedor na casa. Portanto, a lavanderia pode receber uma iluminação mais fria (branca) e lâmpadas mais fortes. Você pode optar por uma iluminação central no teto, como um plafon que fica embutido. Outra opção é colocar uma luminária fixada no texto.
Este é um ambiente que você busca aconchego e bons momentos de descanso. Por isso, o ideal é utilizar diferentes tipos de iluminação. Uma luminária no texto vai ajudar a dar claridade no ambiente quando você quiser se vestir ou ler um livro. Já as luminárias articuladas são ótimas para colocar ao lado da cama.
O banheiro é utilizado para situações rápidas e de higiene. Portanto, o ideal é investir em uma iluminação mais funcional. Você pode colocar uma luminária fixada no texto e inserir uma arandela (iluminação de parede) na bancada para dar mais claridade ao ambiente na hora de fazer a barba ou de fazer a maquiagem.
Essas são as principais dicas para você cuidar da iluminação para ambientes e deixar a sua casa ainda mais aconchegante. Quer saber mais sobre decoração? Veja como escolher os móveis para o seu apartamento!
Gerente comercial da Móveis Doripel, Rogério Furlan, possui vasta experiencia no mercado moveleiro atuando gestor da área comercial.
Todos as publicações do(a) autor(a)Informe seu e-mail abaixo para continuar!
X
Olá, deixe seu comentário para Como escolher o melhor tipo de iluminação para ambientes?