Minimalismo - 5 Dicas para aplicar no seu apartamento

Minimalismo - 5 Dicas para aplicar no seu apartamento

Quer deixar o seu apartamento com um visual clean e descolado? Bora curtir essas dicas!

Rogério Furlan Blog 290 views 5 min. de leitura

O minimalismo, ao contrário do que algumas pessoas pregam, não significa “quanto menos, melhor”. Aliás, isso é um mal entendido comum. A verdade é que você pode ter vários móveis, desde que todos possuam propósito.

Então, podemos dizer que há um enorme contraste entre o minimalismo e a décor clássica nesse ponto: queremos simplicidade e praticidade na decoração, ao invés de ostentar itens.

Vale lembrar que ele não é apenas um estilo de decoração, mas sim uma filosofia de vida. Se o necessário já é o bastante para você, então com certeza essa é a decoração certa para seu lar.

Veja 5 dicas de como aplicar o minimalismo no seu apartamento!

1. O minimalismo requer uso


Antes de incrementar sua decoração, pense em qual será o propósito da peça desejada.

Ela será útil em seu cotidiano? Cabe nas dimensões de seu apartamento sem chamar muita atenção? Possui traços e cores simples e básicas? Se você disse “sim” para essas perguntas, então certamente é um móvel que satisfaz o estilo minimalista.

Um ótimo exemplo disso são os espelhos — os quais são muito empregados nesse estilo. Eles são bonitos, de forma e cor simples e, além de servir para ver seu reflexo, também “ampliam” os cômodos do apartamento.

Se você não vai usar, é melhor não comprar.

2. Móveis multiuso são importantes


O estilo minimalista é ideal para apartamentos porque ele foi desenvolvido para não ocupar muito espaço. Dessa forma, não importa o tamanho do imóvel: sua décor sempre estará chique!

Porém, para que sua casa fique confortável, é importante ter móveis multiuso. Dentre eles, o sofá-cama é o mais empregado dentro desse estilo.

Seguindo a mesma linha de raciocínio, a décor deve ficar “clean”. Ou seja, nada de panelas, escumadeiras e demais utensílios à vista na cozinha: tudo deve ficar bem escondidinho.

Os armários planejados são ótimas peças para seu apartamento. Além de comportar muitos itens, também são discretos e bonitos.

 
3. Evite os excessos


A decoração simples tem uma beleza natural, a qual pode se sobressair sobre estilos mais carregados. Quando falamos em excessos, pense em coisas que não serão úteis no seu dia a dia.

Portanto, você deve tomar cuidado com os itens que vão compor o cômodo: um quadro está Ok, mas dois ou três podem sobrecarregar a decoração.

Além disso, um ponto vital são as cores que compõem o ambiente: o minimalismo é conhecido por seu contraste moderado, onde os tons de madeira, preto e branco são bastante utilizados.

4. Aproveite a luz natural


Aproveite ao máximo a luz natural em seu apartamento. Permita que ela entre em seu imóvel a maior parte do dia, e a use para destacar certos objetos da decoração. Isso permite um ar mais leve e tranquilo no interior do imóvel. Veja aqui algumas dicas de iluminação natural.

5. Use e abuse da simplicidade


Evite móveis com entalhes, cores fortes e chamativas, assim como adornos e/ou muitas peças pequenas na decoração. Esse “enchimento” não é comum no minimalismo — muito pelo contrário. A beleza dessa decoração está em fazer muito com pouco.

Gostou das dicas? Aproveite para compartilhar com seus apaixonados por móveis como a gente! Tem apê pequeno? Dá uma olhada também nessas dicas!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar por E-mail
Rogério Furlan
Rogério Furlan

Gerente comercial da Móveis Doripel, Rogério Furlan, possui vasta experiencia no mercado moveleiro atuando gestor da área comercial.

Todos as publicações do(a) autor(a)

Olá, deixe seu comentário para Minimalismo - 5 Dicas para aplicar no seu apartamento

Enviando Comentário Fechar :/
Artigos Relacionados