Como criar um plano de vendas para a loja?

Como criar um plano de vendas para a loja?

Planeje as ações de venda para a sua loja com essas dicas da Doripel.

Rogério Furlan Blog 44 views 4 min. de leitura

O plano de vendas tem a função de estruturar este setor tão importante dentro da empresa. Sem ele, os colaboradores ficam sem uma estratégia com metas claras a serem seguidas todos os meses. O documento também direciona quais serão os indicadores avaliados para identificar o sucesso da equipe e os pontos que precisam ser aperfeiçoados.

Quer saber como criar um plano de vendas para a sua loja de móveis? É só continuar a leitura!

Como estruturar o plano de vendas para obter resultados?
É fundamental dar atenção a alguns pontos para criar um plano adequado para o seu modelo de negócio. Conheça as etapas a seguir.

Como criar um plano de vendas para a loja?

Analise a situação atual da empresa.


Avalie como está o setor de vendas da loja neste momento. A equipe dá conta de atingir as metas? Como está a lucratividade do negócio? Analise os números mensais, verifique o que pode ser melhorado e também avalie se a margem de lucro dos produtos está adequada.

Se os colaboradores estão com dificuldade de atingir as metas, tenha uma conversa aberta para entender o que está acontecendo. Eles poderão dizer se os objetivos não estão claros ou se as metas estão muito altas e impossíveis de serem alcançadas. O momento também servirá para identificar se há reclamações por parte dos clientes e motivos para não comprarem os produtos.

Determine as metas.


Depois de entender o panorama da empresa é hora de criar a sua estratégia de vendas. Qual é o percentual de aumento necessário para o ano? Parcele esses números durante os 12 meses e defina as metas claras para os vendedores.  Por exemplo: cada colaborador precisa vender, no mínimo, R$ 30.000,00 no mês. Dessa maneira a equipe terá um alvo a ser alcançado.

Agora se você precisa vender alguns produtos a mais do que outros porque eles dão uma margem maior de lucro, esta informação também precisa ser colocada no plano de vendas.

Defina as estratégias com a equipe


Faça uma reunião com a equipe para traçar o melhor caminho para atingir as metas do mês. Busque o apoio dos colaboradores mais experientes para entender se há uma abordagem mais adequada para vender determinado produto. 

É possível incluir algumas ferramentas digitais no dia a dia do negócio, como plataformas de CRM (Customer Relationship Management) e o WhatsApp. Assim, você monitora como está o relacionamento com os clientes e o número de contatos necessários para fechar uma venda.

Também é indicado planejar alguns treinamentos ao longo do ano, pois isso serve de motivação e contribui para aumentar as vendas do negócio.

Estabeleça os indicadores de sucesso.


Quais critérios serão utilizados para avaliar o sucesso de um vendedor? Estabeleça no seu plano de vendas os indicadores importantes para o negócio. Por exemplo: você pode acompanhar o número de leads gerados e comparar com as conversões em vendas.

Também é possível avaliar as vendas realizadas para pessoas que já eram clientes da loja. Assim, você identifica o percentual de retenção do estabelecimento.

Como criar um plano de vendas para a loja?

Registre os dados e acompanhe os resultados.

Por último, lembre-se de registrar todos os dados para acompanhar os resultados de vendas ao longo dos meses. Isso será útil para você fazer um balanço da empresa no final do ano e entender as mudanças que precisam ser feitas.

E aí, está pronto para estruturar o seu plano de vendas e aumentar a lucratividade do negócio? Reúna o seu time, avalie a situação da empresa e comece a fazer as mudanças ainda hoje. E se quiser saber mais, aproveite para conferir o nosso blog post com dicas práticas de marketing digital para loja!

 

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Rogério Furlan

Gerente comercial da Móveis Doripel, Rogério Furlan, possui vasta experiencia no mercado moveleiro atuando gestor da área comercial.

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